domingo, 1 de março de 2009

Todos somos responsáveis pelo planeta TERRA

Desde o Jardim-de-Infância, que aprendemos a ser mais amigos do ambiente, reciclando e reutilizando os materiais do dia-a-dia. Já há algum tempo, que falamos na nossa sala de aula dos cuidados a ter com o meio ambiente. Por vezes, ouvimos falar nas notícias, dos problemas provocados pelo aquecimento global! Na sala de aula costumamos debater estes assuntos.
No entanto, com a vinda do Leonel, ficámos ainda mais despertos para os vários problemas ambientais, que estão lentamente, a destruir o nosso planeta e os seres vivos que nele habitam. Até nós, seres humanos, corremos perigo se continuarmos a agir sem pensar nas consequências dos nossos comportamentos.
Com a ajuda do Leonel, concluímos que há dois tipos de efeito de estufa: o natural e o artificial. O efeito de estufa natural ajuda a manter a temperatura na Terra.
O efeito de estufa artificial, provocado pelo gasto exagerado de energias e pela libertação de gases está a provocar um sobreaquecimento do planeta.
Este sobreaquecimento provocará alterações climáticas, extinção de alguns seres vivos, cheias, secas, etc.
Cabe a cada um de nós a partir das nossas casas, das nossas famílias e dos nossos amigos ensinar: a usar de forma eficiente a energia e incentivar a reciclar.
O primeiro passo seria começar por reflectir sobre a forma como gastamos a energia no nosso dia-a-dia, efectuando um registo. Depois, partindo da análise desse registo, poderíamos traçar metas a atingir para melhorar o nosso comportamento de modo a fazermos um uso racional, quer dizer reflectido, da energia.
Quando estamos a fazer o levantamento dos nossos hábitos em relação ao uso da energia, estamos a fazer uma auditoria energética.
Uma auditoria energética terá assim por finalidade analisar comportamentos relativamente ao uso da energia, bem como traçar alternativas para diminuir os consumos.
Deixamos alguns conselhos:
- Nunca desliguem os aparelhos no comando. Um aparelho em standby continua a gastar.
- Evitem abrir o frigorífico muitas vezes.
- Utilizem sempre que possível a luz natural.
- Substituam as lâmpadas normais por lâmpadas de baixo consumo, mais eficientes.
- Sempre que possível utilizem os transportes públicos.
- Desligar as luzes e os aparelhos sempre que não os estamos a utilizar

Estes conselhos são fáceis de seguir e se começarmos pela nossa sala de aula, pela nossa escola e pela nossa família já estamos a dar um passo na caminhada por uma Terra Saudável.
Todos somos responsáveis pelo nosso planeta e pelos seres vivos que nele habitam.




Trabalho colectivo














Se não mudarmos os nossos hábitos
haverá mais inundações!


Com a poluição das águas algumas espécies morrerão!







Desligar no comando …. NÃO!
Usa sempre o botão.
Assim estás a poupar energia!